quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Artigo: Vamos Flamengo, vamos ser campeão!



Freire Neto – jornalista profissional
Twitter: @freireneto
freireneto@usinacom.com.br


Quero aproveitar este artigo para esclarecer fatos, expressar sentimentos e comentar a atual fase do Clube de Regatas Flamengo. Primeiro, quero dizer ao torcedor potiguar e cearense, e ao telespectador do BAND ESPORTES & AÇÃO, que todos nós temos um time de coração, pelo qual torcemos, vibramos, lutemos e que fez parte da nossa infância, adolescência e ainda nos emociona e faz sonhar, nos dias atuais. Por profissionalismo, respeito e para evitar que confundam minhas opiniões e pensamentos na TV, me reservo a não torcer oficialmente por nenhum clube potiguar publicamente. Então, sou Flamengo, rubro-negro, eterno fã do Galinho de Quintino, até morrer. E vejam só, deixaram o Mengão chegar!

Há muito tempo não me empolgava tanto com um time do Fla, como o desses últimos 10 jogos. Até a inspiração para escrever sobre o vermelho e preto carioca voltou. A Nação rubro-negra, que hoje comemora o dia do Flamenguista, está carente, saudosa e necessitada de um título brasileiro. E a hora é essa, o momento é esse e o título é agora. Expurgamos o perdedor e chorão Cuca da Gávea – rezei tanto por isso. E demos a chance ao ídolo, Andrade. Ele que tantas vitórias comemorou ao nosso lado, conviveu com tantos craques com o mesmo amor em comum e viveu os áureos momentos de nossa história.

Aquele vitória na Vila Belmiro, por 2x1, de virada e o choro de alívio no fim do jogo foram o que faltava para a energia se emanar e o time entrar em ressonância com a torcida, treinador e diretoria. Qual flamenguista não se emocionou? E o Andrade se superou, ganhou o grupo, conquistou respeito da direção e a confiança e apoio da Nação. Deu chance e vez ao nosso 10 Petkovic. Conversou sério e deu um ultimato ao Zé Roberto. E ofereceu a paz ao Imperador. Léo Moura voltou a jogar bem, Juan se recuperou de lesão e está ganhando ritmo de jogo e pode desequilibrar de novo. A zaga conta com o equilíbrio, a garra e a luta do cearense Ronaldo Angelim, que foi completado com a chegada de Álvaro – ele caiu como uma luva na zaga.
Pra completar nosso time guerreiro com alma e jeito de campeão, mais um gringo, chileno para arrumar a cozinha, o meio-campo e dar confiança e paz ao lado de Airton, Willians ou Toró. Maldonado é o cara e o nosso “manto sagrado” o fez muito bem. E tem a molecada: Lenon, Erick Flores, Bruno Mezenga, entre outros.



E pra resolver, fazer gols e nos encher de esperança e alegria, o trio imperdoável, matador, iluminado, decisivo: Petkovic, Zé Roberto e Adriano, o Imperador rubro-negro. Vencemos, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo na reta de chegada. Precisamos manter a pegada, aumentar nossa RAÇA, garra, força e fazer valer nossa tradição, história e o decisivo apoio das arquibancadas, das casas, ruas, bares, igrejas, de qualquer lugar. Onde tiver um flamenguista apaixonado, emane energia positiva e força pra esse time. Restam seis jogos e estou sentindo a energia de 1992, revivendo 1987 e lembrando as glórias do início dos anos 80. Então: “Vamos Flamengo....vamos ser campeões, vamos Flamengo...”E que a nossa tradição realmente se concretize, porque quando deixam o Mengo chegar, não tem pra ninguém. “Tu és time de tradição, raça, amor e paixão, oh meu mengô. Eu sempre te amarei, onde estiver, estarei, oh meu mengô”...



sábado, 24 de outubro de 2009

Quem SOU EU!?!?!?

Freire Neto – “Um eterno aprendiz”

freireneto@usinacom.com.br

@freireneto


Já te perguntaram: quem é você? Comigo isso acontece direto e como ando meio em falta com os meus “artigos”, resolvi escrever, Quem SOU EU!?!?!?!? . Bem, vamos lá. Meu nome é Manoel Freire de Lemos Neto, nasci em Natal, no dia 1 de fevereiro de 1979. Sou filho de Rômulo de Souza Freire e Magnilde Sodré Freire. Tenho uma irmã, Milena Sodré Freire, mais nova (28/12/1982). Morei em Natal, Parnamirim, Recife, Salvador, Montes Claros e agora tenho residência em Emaús/Parnamirim, mas vivo na estrada, nos aviões e ônibus por todo o Brasil e principalmente pelo Nordeste, entre Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.


Como profissão, resolvi seguir o jornalismo. Sou jornalista profissional diplomado com muito orgulho. Aprendi a lutar e buscar fazer tudo o que gosto e que me faz bem. Aprendi isso numa aula de cursinho, com o grande Adailton (professor de história). “Escolham fazer o que gostam, pois assim farão melhor e ainda vão te pagar por isso”. Adoro escutar, ler e avaliar opiniões e ensinamentos. E além disso, adoro fazer comparativos e analogias entre a natureza e o dia a dia.


Trabalhei n’O JORNAL DE HOJE, Tribuna do Norte, Cabugi.com e lancei minha empresa a USINA COMUNICAÇÃO. Presto serviço de assessoria e consultoria em comunicação e marketing, além de produzir e desenvolver programas de TV. Desde o início me especializei em esportes, depois fiz economia, e continuei com esportes e parti para o segmento de veículos, transportes, motores e automobilismo. Sempre procurando fazer o que gosto e o que me faz sentir bem. E sabe o que aconteceu? Consigo sobreviver e gerar renda para uma dezena de pessoas. Além de prestar serviços para empresas e eventos, produzimos, editamos e finalizamos cinco programas em quatro estados: RN (dois no RN), CE, PE E PB. Tenho uma coluna n’O JORNAL DE HOJE e em novembro, retomarei o caderno semanal.


Muitos ideais, pensamentos e leis me norteiam. A principal é a sinceridade, seriedade e honestidade. Jogo limpo e aberto com todos os meus parceiros, clientes, colaboradores, amigos e até credores. A simplicidade, humildade e credibilidade são palavras que não devem ser esquecidas e precisam ser praticadas sempre. Valorizar meus amigos, minha família e minha equipe também faz parte do meu ser. Não somos ninguém sozinho e precisamos aprender a conviver com as diferenças de cada um, principalmente com aqueles com quem decidimos dividir o nosso convívio. Faça e aconteça. Crie suas oportunidades, não esperam que as coisas aconteçam por si só.


Sou um verdadeiro sonhador, um eterno aprendiz que luta diariamente para realizar seus sonhos e objetivos, aproveitando cada segundo da vida e fazendo-a valer à pena. Acreditando na verdade, fazendo o bem, ajudando o próximo naturalmente, “ensinando a pescar” e valorizando e sempre acreditando no trabalho e que não existe realização sem esforço. Tudo podemos desde que queiramos de verdade e lutemos arduamente para conseguir. Perseverança é fundamental.


Acredito muito na família, nos amigos, no trabalho e no prazer. Sou casado desde 2003, com Sandra Melo, e espero realizar o meu maior sonho em breve, ter filhos e dar prosseguimento a toda essa história. Sonhe, lute, realize e siga em frente. A vida é linda, competitiva, o ambiente é pesado, e os fracos não tem vez. Vamos atropelar e emanar positivismo. As dificuldades me inspiram. A concorrência me faz melhorar e evoluir. Os traíras são doentes. Seja verdadeiro, honesto, sincero, simples e forte. Eu sou tudo isso e muito mais. E feliz. Vencerás!