domingo, 8 de maio de 2011

ARTIGO: Eu e minhas mães!

Eu, com meses de idade, e minha mãe Mag Sodré


Freire Neto – Jornalista Profissional

Todo dia é dia das mães. Essa frase está mais do que batida. Também não sou a favor dessas datas comerciais, mas elas servem pra refletirmos, pararmos e desacelerarmos para prestigiar, agradecer e valorizar a sua maneira quem sempre te dá amor, palavras de conforto, carinho e muitas lições. Este ano eu e minha mãe (Mag Sodré) viveremos um domingo diferente em São Paulo, onde ela me acompanhará no lançamento do novo Audi A1. Essa minha guerreira, incentivadora e parceira de muitas horas é uma pessoa de fibra e muito inspiradora. Serei grato por muitas vidas e a sua força me conforta e me incentiva a continuar lutando. Só tenho a agradecer e a lutar a cada dia por ela e por nós. E eu sou um privilegiado. Além dessa mãe maravilhosa que Deus me deu, tive e tenho muitas outras que precisam ser reverenciadas e lembro de todas elas diariamente.

Minhas “mães” são demais. Tive duas avós maravilhosas. Chiquita Freire, mãe do meu pai, faleceu há seis anos, e Hilda Sodré acabara de completar 90 anos em Medina/MG e segue forte entre nós, apesar das consequências da idade. Duas grandes mãezonas. Aliás, avó é mãe duas vezes, né? Saudades, muitas dessas maravilhosas mulheres. Nada como ir para casa delas nas férias ou conviver no dia a dia. Ensinaram muito pra todos nós, netos, filhos, tios, primos, amigos e parentes de todas as idades e gerações. Parabéns e obrigado, minhas mãe avós!

E as minhas tias? Sempre muito presente na minha vida, tanto as maternas, quanto paternas. Lições, opiniões, apoio, ajuda e orientações durante a minha infância, adolescência e até hoje. Eu aprendo muito observando, escutando e avaliando calado, refletindo. E todas elas sem exceção me ensinaram bastante. Um grande beijo e um abraço mais do que apertado para minhas mãe-tias: Neura, Zinha, Noêmia, Célia, Jeane, Hilda, Lúcia e Taninha. Amo demais vocês. Em Salvador, na minha infância, convivi demais com todas elas, que ao lado da minha mãe me ensinaram muito e até hoje fazem parte da minha vida em todos os momentos. E são inesquecíveis, cada uma com suas virtudes e diferenças.

E ainda tem minha super Tia-avó-mãe Suzete Freire, que criou meu pai durante muitos anos, e é com certeza uma super avó e mãezona de todos nós. Ela e voinha adoravam me contar histórias do meu avô, Manoel Freire e dos parentes. Adoro escutar e ler histórias. Estou devendo uma visita a ela, que mora em Pendências/RN e é um ser muito especial.

E minhas madrinhas? Isso mesmo, tenho duas. Tia Lúcia (irmã do meu pai), a oficial, que foi pra o batizado e participou de tudo e a de consideração, ativa e que não pôde comparecer ao dia da cerimônia, Laura Freire (prima do meu pai). Duas pessoas maravilhosas, com quem sempre pude contar mesmo a distância quando morava em Salvador ou quando estou por perto. Lúcia é a irmã mais velha do meu pai e com quem sempre me identifiquei, conversei e convivi. Uma grande mãezona e companheira de minha avó Chiquita, duas grandes referência pra família Freire.

Laura sempre foi muito presente em minha vida desde criança até hoje. Uma grande mãezona para todos afilhados, irmãos, sobrinhos, parentes e amigos. Um ser evoluído e especial. Alegre, feliz e pra cima em todas as horas. Alto astral e pensamento positivo sempre. Tão querida e cativante. E as também primas, irmãs de Laura, Socorro e Fátima também são verdadeiras mães, amigas e parceiras para qualquer hora, a quem sou muito grato e feliz por conviver. Todas filhas de uma maravilhosa e grande mãe, tia Francisca, que faleceu jovem em 1994, mas uma grande referência para todos nós enquanto viva e com certeza nos orienta e ilumina de onde estiver.

Desde 1995 tenho uma grande companheira, amiga, parceira e porque não, mãe. Sandra me ensina dia a dia e é uma mulher maravilhosa que com certeza será uma excelente mamãe, já que é uma mulher excepcional, uma tia e madrinha presente e educadora. Tudo na sua hora e o tempo é e sempre será o senhor da razão. Tudo acontece quando tem que acontecer. E não posso esquecer da minha sogra, Catarina Melo, que me adotou como filho e está sempre disposta a ajudar, preocupada com todos e uma amiga especial. Obrigado nunca é demais. E não posso esquecer da minha querida irmã, Milena Sodré Freire, irmã-mãe, que desde cedo e novinha me ensionou a respeitar, a refletir e ver coisas com outros ângulos. Te amo demais e certamente serás uma ótima mãe também.


Excelente dia para todas as minhas “super mães”. Amo todas vocês e sou e serei grato por tudo e por todas. Valorizar cada momento, lembrar instantes felizes e especiais e aprender o tempo todo com essas mulheres fascinantes, especiais e dedicadas à família e a fazer o bem sempre. Aprendamos e valorizemos o que elas nos passam e fazem por todos nós. Feliz dia das mães! Obrigado senhor! Amo amar vocês! Puxa como eu amo...