sexta-feira, 17 de junho de 2011

ARTIGO: Aprenda a ler e ver notícias. Limpe seu olhar e sua mente. Acorde!


Freire Neto – Jornalista Profissional

É hora de acordar! As vezes comento com os mais próximos sobre às notícias publicadas em jornais. Os bastidores e as entrelinhas sempre são mais complexos do que a notícia propriamente dita. Não basta apenas ler, ouvir ou assistir, é preciso pensar, refletir, entender. Ou seja, pensar! Num país onde a educação não é prioridade e é precária, uma situação complexa e até paradoxal, mas temos que lutar, sonhar e exigir isso. Políticos, comunicadores e assessores tentam manipular, influenciar e convencer o povo o tempo inteiro. E se faz necessário ter discernimento e entender o que está por trás da notícia e das intenções de cada um. Eu não tenho partido, nunca tive. Mas acredito numa sociedade justa e em boas condições para todos viver. Se pagamos impostos caros embutidos em todos os produtos que compramos e serviços que contratamos, precisamos ter saúde de qualidade, educação, segurança, transporte, mobilidade, condições nas vias de acesso e trânsito e tudo o mais que podemos esperar e sonhar numa sociedade e país sério e justo. Simples. Querer uma vida melhor para todos e uma situação igual é demais? Exigir transparência, seriedade, trabalho e honestidade, é errado? Lutar por melhores condições para viver, salários justos, serviços de excelência é pedir muito?

A luta na qual eu acredito é essa. Querer, pedir e lutar por nossos direitos e numa sociedade sem corrupção, favorecimento de minorias, sem roubo, sem sacanagem e sem pessoas inescrupulosas, falsas, dissimuladas e que usam o poder validade pela maioria para atender às necessidades pessoais e dos seus. Acredito em atitudes e ações que sirvam para toda sociedade e contribua para o bem comum. Não interessa se partido A ou B faça o certo, o importante é pensar numa vida melhor para todos. Não quero com esse meu artigo crucificar partidos, sindicatos ou causas. Nem tampouco desestimular os militantes ou critica-los. Quero apenas expressar meus sentimentos e pensamentos. E cada um tem o direito de fazer o que o faz sentir bem e melhor, além de lutar pelo que acredita. Mas o que não dá para aceitar é o favorecimento de uma minoria em detrimento a uma sociedade que paga caro pra sobreviver.

Quem tem o compromisso e o dever de lutar pelos direitos e melhores condições de um grupo, de uma sociedade, precisa faze-lo e não questionar ou arrumar desculpas por não ter feito. Quem não pode com o pote não deve segurar na rodilha. Se tem medo de ir ao banheiro, não coma. E se não quiser ser criticado, não faça. A sociedade não tolera mais corrupção, impostos altíssimos, insegurança, estruturas precárias na educação, saúde e nas ruas. Sem contar notícias de favorecimentos e possibilidades de beneficiamento de pessoas ligadas aos governantes e poderosos.

Com a comunicação mais ágil, instantânea e livre, através das mídias sociais e novas tecnologias, a propagação de ideias, ações e manifestações são facilitadas. Com isso, os jovens voltam a agir e iniciar protestos e questionamentos. Vereadores, deputados, prefeitos, governadores, senadores e o presidente ou presidenta precisam estar atentos e fazer o que os seus cargos, direitos e deveres os ordenam e além disso, prestar contar à sociedade. Escutemos, avaliemos e aprendamos com a luta no Egito, Oriente Médio e em Natal, recentemente com o protesto Fora Micarla. O povo clama por Justiça, ordem e melhores condições de vida.

Chega de tanta injustiça, corrupção, impunidade e processos, projetos e contratos sigilosos. Se não temos água não podemos ter gelo. Se não temos saúde, educação, alimentação, moradia, transporte e condições para criar nossos filhos, não podemos construir um estádio de bilhões para não ser aproveitado. Queremos transparência e sinceridade, pois somos nós que pagamos diariamente pela “farra” e “vida mansa” dos corruptos e de quem sangra com contratos irreais às instituições públicas e fomentam os impostos altos.

Lutemos, acreditemos e vamos aprender a ler jornais, revistas, blogs e sites, a ver TV e a escutar rádio. Avalie, discuta, reflita, pense e tire conclusões. Eduque os seus e trabalhe diariamente pela sua felicidade. Existem pessoas boas e com boas iniciativas e pensamentos em qualquer setor. Os bons precisam se unir e ensinar às pessoas ao seu redor conceitos sobre amizade, honestidade, seriedade, bondade, humildade, profissionalismo, caráter, ombridade e que Deus existe e está entre todos nós. E que aqui se faz, aqui se paga! Quem planta, colhe o que plantou!