quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Artigo: O jornalismo precisa de união, bondade e seriedade

Freire Neto – jornalista profissional

Paz, união, bondade, seriedade e companheirismo! Sinto falta de tudo isso no ambiente jornalístico, principalmente por parte dos jornalistas. Vários amigos, parentes e colegas perguntam por que somos tão desunidos. A vaidade, a sede pelo poder e o egoísmo podem contribuir para isso e só faz mal à profissão e principalmente aos profissionais. “Caramba Freire, é assim mesmo?”, você pode estar se perguntando, e respondo sem nem pensar, é daí pra pior. Contudo, porém, entretanto, existem, assim como em todas as profissões e setores, pessoas que pregam o bem, a bondade, o companheirismo, a seriedade e a justiça. E uma coisa é certa, precisamos nos unir, valorizar quem pense positivo e seja pro ativo e queira realmente pregar a união, a valorização das pessoas sérias, o bom caráter, os trabalhadores e principalmente que lute pelo bem comum. E não podemos desistir!

Ultimamente, estou sendo vítima de ataques direcionados, infelizmente, pelas costas, indiretamente e isso está me deixando triste. Mas não perderei a razão. Um profissional do setor dedica seu tempo a falar mal, jogar pessoas contra mim e inventar histórias e tenta denigrir o meu trabalho e a minha imagem. Fazendo com que pessoas o tempo inteiro me procure e questione essas atitudes e por que essa pessoa faz isso ou age dessa maneira. O que leva um profissional renomado, experiente, ativo e bem sucedido a fazer isso? Não basta se dar bem é preciso prejudicar os outros? É isso? Falar mal das pessoas, prejudica-las, jogar uns contra os outros sem provas, documentos e pelas costas, faz bem e deve ser incentivado? Agir assim é nobre e faz bem? É, ainda tem gente que age assim e acha que isso é certo. E você? Mas contra fatos, não há argumentos.

Agora, conto com sua ajuda para refletir comigo e tentar avaliar tais atitudes e ações. Como está na assinatura do meu artigo, sou um jornalista profissional, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tenho 31 anos de idade, sou casado com Sandra de Brito Melo Freire, filho de Rômulo de Souza Freire e Magnilde Sodré Freire. Tenho uma irmã, Milena Sodré Freire. Moro em Natal e atuo há 12 anos como jornalista.

Já trabalhei em dois jornais de Natal (Tribuna do Norte e O JORNAL DE HOJE), lancei sites e fui responsáveis por várias publicações editoriais. Prestei e presto serviços de assessoria de imprensa e comunicação. Ainda na universidade criei uma empresa chamada Usina Comunicação e desde então tenho o maior prazer em contribuir com a formação e o desenvolvimento profissional e pessoal de muitos jornalistas e estudantes. Com o apoio de amigos, parceiros, empresas e profissionais criei dois programas de TV que estão no ar e crescendo a cada ano. O primeiro e mais “experiente” é o Motores & AÇÃO (2004) que hoje vai ao ar semanalmente no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. O caçula é o Jogo Aberto & AÇÃO veiculado de segunda a sexta pela BAND no RN e CE. 

Coincidentemente, esta semana estreou no Ceará uma coluna semanal no jornal O POVO e desde 2002 escrevo o Motores & AÇÃO (veiculado n'O JORNAL DE HOJE entre 2002 e 2010, e que desde outubro está sem ser publicada), que também dá nome ao meu site. E não paro de agir, ter ideias e desenvolver projetos. Tenho prazer em fazer jornalismo e amo o que faço.
Em 12 anos atuando como jornalista nunca precisei falar mal de ninguém, denigrir a imagem, criticar ou prejudicar concorrente ou possível adversário, nem tampouco difamar profissionais seja em concessionária, escritório regional, fabricante, comércio ou para outros amigos e colegas de profissão. Primeiro porque minha família e os meus amigos mais velhos sempre me ensinaram a ser honestos, valorizar os ensinamentos de Cristo, e procurar sempre o caminho da sinceridade, humildade, justiça e da bondade e lutar pelos menos sonhos e objetivos. Fazer o bem sem olhar a quem! E segundo porque eu acredito em Deus e me sinto muito bem e feliz em poder ajudar, ser alegre, positivo, empreendedor, batalhador e sonhador. Eu sou assim, me sinto bem e tenho a minha consciência tranquila todas as noites quando vou dormir. Agradeço todos os dias a Deus por minha saúde, lucidez e capacidade de aprender, trabalhar, lutar e principalmente pelo apoio de amigos verdadeiros, de companheiros e parentes amados e amáveis, e da minha esposa Sandra. O céu e o sol nasceu para todos. Vamos a luta e ao trabalho!

Tenho orgulho por morar na minha casa própria, financiada pela Caixa Econômica Federal, e por ter um carro financiado, duas conquistas minha e de Sandra, minha companheira fiel. Não escondo ou tenho vergonha da minha realidade. Sou agradecido e me sinto orgulhoso, principalmente, por ter condições para trabalhar e ter equipamentos necessários para que eu possa exercer minha profissão e continuar lutando, ao lado da minha equipe comprometida com nosso ideais e valores. Trabalho prestando serviços e produzindo comunicação. Não negocio carros, não roubo produtos e nem tampouco faço negócios escusos. Não quero e não desejo mal a ninguém, mas clamo por justiça, e levantarei sempre as bandeiras da sinceridade e honestidade. Não deixarei de sonhar com a união e paz dentro da minha profissão, assim como a conscientização dos meus colegas e companheiros jornalistas. Espero nunca precisar processar ou prestar queixa na polícia, denunciando um colega de profissão, mas se isso for necessário para calar as injúrias, absurdos, mentiras e infâmias sobre mim, não irei exitar. Senhor, perdoe os pobres de espíritos, os fracos de lucidez e dotados de maldade, eles não sabem o que fazem e precisam de sua ação emergencial. Quem planta, colhe os frutos! Sou feliz e como todo o jornalista, um eterno aprendiz. Obrigado, precisava desabafar e fazer as pessoas refletirem. Pare, apure e pense!