domingo, 5 de fevereiro de 2012

Hoje é dia de Superbowl. Feliz e triste!


Freire Neto - @freireneto
Um eterno aprendiz!
Hoje estou feliz e triste! Sempre fui repleto de sentimentos loucos e contraditórios. E neste domingo, 5 de fevereiro, não será diferente. Como os amigos e parentes mais próximos sabem, desde cedo fui apaixonado por esportes. A TV, uma companhia de todas as horas para mim: madrugada, noite, manhãs, tardes e em qualquer lugar. A preferência sempre foi competições, jogos, telejornais esportivos e assuntos relativos às atividades esportivas. Todo tipo de esporte mesmo, não é Buca Dantas? Minha maior referência, com certeza, foi o Show do Esporte, da Bandeirantes, com Luciano do Vale e toda sua equipe. Das 10h da manhã às 22h no domingo. Acompanhava tudo e todos. Da sinuca, com Rui Chapéu e Roberto Carlos aos compactos no fim de noite com Januário de Oliveira e Gerson nos jogos do campeonato carioca, principalmente do Flamengo. Pois bem, a Band nos apresentou os esportes norte-americanos e o football de lá sempre me atraiu e me intrigou. Ao primeiro contato, parece um pouco diferente, complicado, confuso, não é? Mas, apaixonante. Estratégico, envolvente, inteligente e congregador. 



Ha dois anos, consegui atrair minha esposa, Sandra Melo, para acompanhar às transmissões. Logo, ela entendeu, aprendeu e se apaixonou pelo esporte. Ataque contra defesa, jogadas espetaculares, democracia (jogam magros, gordos, fortes e fracos, altos e baixos) e principalmente as surpresas, viradas e as estatísticas. Se quiseres entender como funciona, como é e o que quer dizer posições, jogadas, pontuação e regras, não faltam sites e pessoas disponíveis para ensinar e apresentar (no final indicarei alguns links). E hoje é o dia mais esperado e mais comemorado pelos fãs e envolvidos com o esporte, que segundo informações tem a maior audiência do mundo e o comercial de 30 segundos mais caro da tv (US$3,5 milhões por 30 segundos no intervalo) - é a final do campeonato, o SUPERBOWL.
Os canais ESPN teve a exclusividade para o Brasil da temporada 2011/2012, dividindo a audiência deste domingo com o Esporte Interativo a partir das 21h30 (horário de Brasília). Everaldo Marques e Paulo Antunes são a referência dos esportes americanos na ESPN para os telespectadores brasileiros. Gosto de ambos e curto as transmissões, mas assim como Sandra e alguns amigos, nossa preferência é o Ivan Zimermmann que hoje está no BandSports (que transmitia a temporada no ano passado) e seus jargões: Fogo na Bomba, Calyyyyyyyyyyypso, rasteja verme, entre outros....Pena, mas é a vida. Não temos tudo que queremos, mas podemos aquilo que temos.


Vamos ao Superbowl, claro com a ajuda da ESPN e seus profissionais, e curtamos o final da temporada 2011/2012 - um dia quem sabe, não estaremos lá na terra do Tio Sam, naquela aula de show business, marketing e comunicação. Feliz pela decisão que deverá ser um jogo excepcional entre os Gigantes de New York e os Patriotas de New England (Giants x Patriots). Tom Brady x Ely Manning - os líderes das duas equipes e responsáveis pela criação das jogadas de ataques, quarterbacks, das quais se esperam pontuação. Eu torço pelo Saints, do Drew Brees, que fez um jogo antológico, histórico contra os Giants, perdendo nos últimos 14 segundos de jogo - sensacional. E hoje farei como o meu amigo Gabriel Negreiros, torcerei pelos dois ataques. Quanto mais ponto, melhor e que vença o mais eficiente, agressivo, ousado e inspirado. Feliz, mas triste com o fim da temporada que nos premia com domingos e segundas, e até quintas-feiras, felizes, alegres e inspiradoras nos fins de noite e madrugadas. Let’s go! Até agosto!
Links para aprender mais sobre o football americano:
4 - http://www.oquarterback.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário